O Sacramento da Crisma ou Confirmação

 

O Sacramento da Confirmação, mais conhecido como Crisma, é de suma importância na vida de um cristão, pois como tal nome implica, confirma o Sacramento do Batismo. A palavra Confirmação (do latim confirmatio), neste Sacramento, toma de volta a acepção original de “fortificar, firmar”, aperfeiçoa a graça já recebida (no Batismo)
Bem cedo, para melhor significar o dom do Espírito Santo, se acrescentou à imposição das mãos uma unção com óleo perfumado (crisma). Esta unção ilustra o nome de «cristão», que significa «ungido», e que vai buscar a sua origem ao próprio nome de Cristo, aquele que «Deus ungiu com o Espírito Santo» (Act 10, 38). E este rito da unção mantém-se até aos nossos dias, tanto no Oriente como no Ocidente. É por isso que, no Oriente, este sacramento se chama crismação (= unção do crisma), ou myron, que significa «crisma». No Ocidente, o nome de Confirmação sugere que este sacramento confirma o Batismo e, ao mesmo tempo, consolida a graça batismal. (CIC 1289)

A Crisma ou Confirmação não significa que o Batismo não foi válido, uma vez que recebemos e fomos marcados pelo Espírito Santo, para sempre seremos marcados pela graça concedida da Santíssima Trindade, a Crisma também não significa que é um novo Batismo, mas sim a validação daquilo que recebemos antes, é o momento no qual nós por vontade própria aceitamos as obras do Divino Espírito Santo em nossas vidas, que permitimos seguir Cristo numa verdadeira fé.
O Batismo incorpora a Cristo, tornando-os membros do povo de Deus, perdoa-lhes todos pecados e os faz passar livres do poder das trevas, a condição de filhos adotivos transformando-os em nova criatura pela água e pelo Espírito Santo, por isso são chamados filhos de Deus e realmente são. Assinalados pela Crisma pela doação do mesmo Espírito, são configurados ao Senhor e cheios do Espírito Santo, a fim de levarem o corpo de Cristo quanto antes à plenitude.

Fonte: http://almasdevotas.blogspot.com/

Além disso, a Crisma nos remete ao que aconteceu no Cenáculo quando passado os cinquenta dias após a Páscoa, a Virgem Maria e os Apóstolos estavam todos reunidos, o Espírito Santo repousou sobre eles como línguas de fogo como a própria Bíblia menciona, eles se encheram do Espírito Santo obtendo através desta graça grandes conhecimentos, compreendendo a verdade e falando cada um línguas diferentes, e através deste momento toda a verdade oculta foi revelada e dando inicio a a nossa igreja. O que acontece ali é a promessa de Jesus se cumprindo dizendo que o Espírito da verdade viria sobre os Apóstolos e lhes ensinariam tudo o que Ele disse, pois Jesus disse aos Apóstolos que muitas coisas eles não entenderiam, pois lhe faltavam o verdadeiro conhecimento, os Apóstolos passaram grande parte de suas vidas ao lado de Jesus, mas não compreendiam muito do Ele pregava, e assim acontece conosco, somos libertos do pecado no Batismos, mas ainda somos imaturos quanto as graças que o Espírito Santo é capaz de fazer em nossas vidas.

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
João 14:26


Renovando em Cristo

No Batismo, ainda somos muitos novos e não fazemos ideia do que ocorre, por isso vem se faz necessário a presença dos padrinhos, para responder por nós aceitando as bênçãos do sacerdote por intercessão do Espírito Santo e durante a nossa etapa de crescimento, vamos aprendendo e nos fortalecendo através de nossos pais, da catequese e na igreja, daí vem a importância da Crisma. Na Crisma, o jovem já é capaz de tomar suas próprias decisões, já sabe discernir o que é certo e o que é errado, tem uma base catequética, então antes receber a Crisma, o jovem deve primeiro realizar uma confissão com sacerdote, pois o catecúmeno deve estar em estado de graça e depois aceitar de coração o acontecimento deste sacramento, pois a graça acontece, mas é necessário ter a disposição, permitir e ter fé, porque a Crisma não irá valer desde que a pessoa não entenda o que está acontecendo ou por que ela não deseja tal sacramento. 

Fonte: Educris

É importante o jovem entender e aceitar a Crisma, pois agora se inicia uma fase em que precisa de forças para encarar os desafios pessoais tais como tentações, desânimos, abalos emocionais e espirituais, provações, decepções, paixões que podem  abalar psicologicamente, fora caminhos que pode oferecer riscos de o fazer desviar dos caminhos de Cristo. No Batismo recebemos o Espírito Santo, mas não o compreendemos ainda muito bem, ele está meio que adormecido, na Crisma já com uma certa responsabilidade despertamos essa força, sabendo disso, a partir desse momento o invocamos através de seus dons a força necessária. O jovem cristão passa agora a ser um soldado de Cristo, tendo como obrigação ser um missionário seguindo os mandamentos de Deus
Apesar de normalmente receber o Sacramento do Crisma na juventude ou pré-adolescência, não é padrão ou uma obrigatoriedade receber apenas jovem, a Crisma pode ser concedida a qualquer pessoa de qualquer idade desde que seja católica e tenha recebido o Batismo. A falta da Crisma não te impede de casar por exemplo ou de ir a missa (lembrando que não poderá receber a Eucaristia), a não ser que a pessoa deseja seguir com a vida celibatária como é o caso do Sacramento da Ordem, mas não significa que a Crisma é o menos importante, ela é obrigatória a todos os cristãos, se alguém que já tenha mais idade e ainda não recebeu a Crisma, ela deve ser orientada a realizar tal sacramento.

A Grande Importância da Crisma

No Batismo somos fortalecidos e renovados através dos dons do Espírito Santo, são eles: Fortaleza, Sabedoria, Ciência, Conselho, Piedade e Temor de Deus, dons dos quais um cristão não pode deixar tê-los no coração para colocá-los em ação. Mas a Crisma enriquece com os frutos de santidade, limpa todas as obras da carne e dá espaço as obras do Espírito Santo. Podemos entender assim é como quando uma criança ganha um presente antecipado e o guarda deixando para abrir em uma data correta específica, ou seja, ela recebeu o presente mas não sabe o que é e nem como usá-lo até que no período certo com autorização de alguém a criança entende para que finalidade ele é destinado. Assim é este bonito Sacramento, é saber a responsabilidade de que cada filho de Deus tem em sua vida, ser um missionário consciente da verdade recebida através dos dons de Espírito Santo.


Postar um comentário

0 Comentários