Vamos conhecer um dos pontos mais importantes da nossa igreja? Vamos falar sobre os Sacramentos e sua grande relevância para nossas vidas como cristãos.
Primeiro temos de ter em mente que os Sacramentos da nova lei foram instituídos por Cristo e são ao todo sete, sendo eles: o Batismo, o Crisma ou Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio. Os sete sacramentos atingem todas as etapas e todos os momentos importantes da vida do cristão: dão à vida de fé do cristão origem e crescimento, cura e missão. Nisto existe certa semelhança entre as etapas da vida natural e as da vida espiritual. (CIC 1210)
Os três primeiros sacramentos são essenciais para um cristão, eles constituem praticamente a iniciação cristã de uma pessoa, seguido da Penitência ou Confissão.
Afinal, o que é um Sacramento?
É lembrança de coisas sagradas. É um sinal, um gesto ou uma palavra que torna perceptível, sensível, visível e audível a presença do Cristo invisível entre nós. Os sacramentos, como sinais visíveis, estão acessíveis à nossa humanidade atual. Realizam eficazmente a graça que significam em virtude da ação de Cristo e pelo poder do Espírito Santo (cf. CIC 1084). Resumindo o pensamento da Igreja, podemos dizer que os sacramentos são sinais eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, por meio dos quais nos é dispensada a vida divina. Os ritos visíveis sob os quais os sacramentos são celebrados significam e realizam as graças próprias de cada sacramento. Produzem fruto naqueles que os recebem com as disposições exigidas. A Igreja celebra os sacramentos como comunidade sacerdotal estruturada pelo sacerdócio batismal e pelo dos ministros ordenados. O Espírito Santo prepara para a recepção dos sacramentos por meio da Palavra de Deus e da fé que acolhe a Palavra nos corações bem dispostos. Então, os sacramentos fortalecem e exprimem a fé. O fruto da vida sacramental é, ao mesmo tempo, pessoal e comunitário. Por um lado, este fruto é para cada fiel uma vida para Deus em Cristo Jesus; por outro, é para a Igreja crescimento na caridade e em sua missão e testemunho (CIC 1131 – 1134). Via: https://www.arquidiocesedegoiania.org.br/
Veremos aqui a importância de todos os sete Sacramentos para que você conheça e aprenda o real sentido destas etapas fundamentais que Cristo nos deixou.
Numa certa ordem, os sete Sacramentos da Igreja são (clique no Sacramento desejado para ver sobre):
1- Batismo
3- Eucaristia
4- Penitência ou Confissão
5- Unção dos Enfermos
6- Ordem
5- Unção dos Enfermos
6- Ordem
7- Matrimônio
0 Comentários