O magistério presidindo um Sínodo que é o Concílio Vaticano I. |
O termo "Dogma" tem vários significados similares sobre verdade e conhecimento, do grego "dokein", mas podemos definir em termos atuais como “decisão” e “ensinamento”. Em poucas palavras, um "Dogma" para a igreja significa uma verdade absoluta e imutável, ou seja, resume tudo aquilo que através de longos anos a igreja analisou, estudou e comprovou fatos e argumentos embasados por vivências, experiências, acontecimentos, testemunhos, milagres entre outras afirmações válidas. Quando a igreja estabelece um dogma, é muito mais que uma verdade concisa, é muitas vezes usado o termo "Dogma de Fé", pois é a verdade que vem de todo o corpo da igreja, desde padres até a aprovação do Papa, e o Papa independente de qual época seja, é o sucessor de Pedro que foi o primeiro Papa da Igreja Católica, e quem determinou isso? Foi o próprio Jesus que afirmou, sendo assim, de Pedro nasce o Cristianismo no qual veio nascer a Igreja Católica, veja esse trecho da Bíblia onde comprova a fala de Jesus no livro de Mateus.
19E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus."
[Mateus 16:18,19]
Sendo assim, o cristão católico tem a obrigação de acreditar nos ensinamentos da igreja, não que a igreja force o indivíduo a aceitar qualquer coisa, mas como explicado acima, são anos de estudos iluminados através do Espírito Santo que nos revela toda a verdade, que por o dogma da igreja determina pecado grave o questionamento ou falácia contra o Papa tanto quanto a não aceitação dos dogmas ensinados pela igreja.
O próprio Catecismo da Igreja Católica cita e afirma o dever do fiel a compreender todos os ensinamentos, veja essa menção do Magistério da igreja:
“O Magistério da Igreja faz pleno uso da autoridade que recebeu de Cristo quando define os dogmas, isto é, quando propõe, dum modo que obriga o povo cristão a uma adesão irrevogável de fé, verdades contidas na revelação divina ou quando propõe, de modo definitivo, verdades que tenham com elas um nexo necessário” (cf. CIC 88).
É bom lembramos que Jesus é o caminho e a verdade, e se a igreja é o complemento do corpo de Cristo, e o Papa é a autoridade máxima da igreja, não há dúvidas de que caminhamos em uma verdadeira fé inabalável, por isso a importância de sabermos da existência dos dogmas, entendê-los e acreditar de coração aberto sem medo de nos arrepender.
Basílica de São Pedro |
Abaixo você confere os dogmas existente pela nossa igreja, ou seja, todo conceito verdadeiro que faz parte dela e devemos compreende-la.
📚 [Clique aqui e veja os Dogmas sobre Deus]
3. Dogmas Sobre a Criação do Mundo;
5. Dogmas Marianos;
7. Dogmas Sobre os Sacramentos;
📚 [Clique aqui e veja os Dogmas sobre as Últimas Coisas (Escatologia)]
É importante sempre você ir mais além e buscar mais conhecimento sobre a Igreja católica, pois aqui abordamos uma parte daquilo que é importante para facilitar seu entendimento. Busque documentos oficializados da igreja, procure a ter uma pessoa experiente ao assunto ou mesmo um guia espiritual, não se firme naquilo que não tem domínio.
http://www.catolicoorante.com.br/dogmas.html
https://www.ofielcatolico.com.br/2004/10/os-dogmas-da-igreja-catolica.html
https://cleofas.com.br/o-que-a-igreja-ensina-sobre-o-juizo-final/
https://formacao.cancaonova.com/
http://catecismo-az.tripod.com/conteudo/a-z/c/ceu.html
http://soumaisdedeus.com.br/dogmas-sobre-jesus-cristo/
http://soumaisdedeus.com.br/dogmas-marianos/
0 Comentários