São Francisco de Assis nasceu em Assis, Itália, em 1182. Era filho de Pedro Bernardone, um rico comerciante, e Pia, de família nobre da Provença. Apesar de seu pai ser bem sucedido nos comércios, os negócios de seu pai não lhe despertaram interesse, muito menos os estudos. na juventude, Francisco era muito rico e esbanjava dinheiro com ostentações, ele apenas pensava em diversão e curtir a vida.
Teve uma vez em que ao caminhar, Francisco avistara um leproso que de inicio teve uma sensação de evita-lo, mas não se deixou levar pela ignorância e egoísmo e beijou o doente. Certamente foi um ato movido pelo Espírito Santo. Foi então que ele se dedicou a visitar servir aos doentes, como se não bastasse, doava seus pertences como roupas e até dinheiro.
Conta-se que por volta do ano 1206, orando na capela de São Damião, em Assis, o jovem sentiu como se o crucifixo conversasse com ele dizendo a seguinte mensagem: "Francisco Vá, e restaure a Minha Casa que está em ruínas". Logo então Francisco decide vender tudo o que lhe pertencia e levou o dinheiro ao padre da igreja de São Damião, pedindo permissão de viver com ele. Em 1208, já compreendendo o sentido da mensagem: restaurar a igreja como instituição, entendeu que ela havia se desviado dos ensinamentos de Cristo e vivia cercada de opulência. Faz votos de pobreza e começa a pregar sua doutrina.
E assim o santo foi fortalecendo cada vez mais seu lado espiritual voltado a Cristo, realizando ações de caridades, orando, criando obras religiosas como a Fundação da Ordem dos Frades Menores (O.F.M.) e também a Ordem dos Franciscanos, era um homem dotado de grande sabedoria das escrituras. No ano de 1223, foi à Roma e obteve a aprovação mais solene da Regra, como ato culminante da sua vida. Na última etapa de sua vida, recebeu no Monte Alverne os estigmas de Cristo, em 1224.
Ainda em 1224, se sentido triste por achar de quem merecia o amor não era correspondido e ainda doente devido suas constantes penitências, Francisco de Assis se vê obrigado a moderar suas atividades. Nesse mesmo ano renuncia a direção efetiva da irmandade que criara, e em companhia dos discípulos parte em direção à floresta, para viver em contato com a natureza. Sendo assim já bem enfraquecido, São Francisco de Assis se muda para a Porciúncula, onde morre deitado nas humildes cinzas a 3 de outubro de 1226 assistidos pelos seus discípulos. Dois anos depois, em 16 de julho de 1228, o Santo de Assis era canonizado por Gregório IX.
Indicação: Livre
Qualidade: Boa
Formato: MP4
Tamanho: 309mb
Idioma: Português
0 Comentários